17.5.11

Poéticas Digitais

Rosângela Montalvão
“Poéticas Digitais” é o título da palestra de Rosângela Montalvão, orientadora educacional da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEDF). No auditório do Instituto Federal de Brasília, campus Samambaia (QN 304), dia 16 de maio, Rosângela buscou mostrar as possibilidades e as vantagens para o trabalho pedagógico do uso da videoarte em sala de aula. Segundo ela, “esse recurso ajuda a promover a autonomia do estudante por meio de uma construção consciente de si mesmo”.

Para quem não sabe, videoarte é uma palavra oriunda das artes plásticas, e nomeia uma prática cada vez mais comum entre os artistas, atualmente. Desde meados do século XX, imagens e sons veiculados em vídeo se tornaram material artístico, ao lado daqueles já consolidados na tradição das artes – tela e tinta para pintura, mármore para escultura, palco e figurino para teatro e assim por diante.

O objetivo do evento foi proporcionar uma troca de experiências entre os professores de arte das escolas vinculadas à Diretoria Regional e Ensino de Samambaia (DRESAM). Após a palestra, houve uma oficina onde os professores puderam fazer experiências com vídeos, tendo em vista o uso desse recurso em sala de aula.

O evento contou com a presença da diretora da DRESAM, profa. Terezinha Barbosa Faria, de Beatriz Goulart, assistente pedagógica (DRESAM), de Roger Pena, chefe do Núcleo de Monitoramento Pedagógico (NMP/DRESAM), e da equipe do programa “Ensino Fundamental Anos Finais”: Daniel Fama, Elvis Vilela e Wesley Pereira. Além deles, claro, também participaram os professores de arte do ensino fundamental das escolas públicas de Samambaia.

Para ver as fotos do evento, todas de autoria de Daniel Fama (NMP/DRESAM), clique no link abaixo:
https://picasaweb.google.com/lh/sredir?uname=deicdesamambaia&target=ALBUM&id=5608774190375248369&authkey=Gv1sRgCJe224DbsZWHMQ&invite=CNWj1M4P&feat=email

Um comentário:

Anônimo disse...

Oi foi a 1ª vez que vi a tua página e gostei imenso!Bom Trabalho!
Até à próxima