18.5.11

Abertura dos JESAM 2011

Depois de muito trabalho, enfim, está aberta a décima sétima edição dos Jogos Escolares de Samambaia (JESAM)! Em 2011, os JESAM levantam a bandeira da paz, haja vista os últimos acontecimentos que chocaram o país. “A paz é a única forma de nos sentirmos realmente humanos”, anunciam em uma faixa os estudantes do Centro de Ensino Médio (CEM) 304 ao entrar no ginásio da Vila Olímpica Rei Pelé, na manhã de quinta-feira, dia 12 de maio.

Os JESAM são disputados todos os anos nas seguintes modalidades: handebol, voleibol, futsal, basquetebol, atletismo. A partir de 2010, os jogos passaram a incluir a modalidade natação para alunos do ensino regular, e natação e atletismo para alunos portadores de necessidades especiais. Em 2011, os JESAM contam com mais uma modalidade: o tênis de mesa. Inscreveram-se 20 escolas, sendo 17 públicas e 03 particulares.

Prof. Manoel regendo a "Banda de Fanfarra".
Sob a regência do prof. Manoel, a “Banda de Fanfarra de Samambaia” dos estudantes do Centro de Ensino Fundamental (CEF) 507 abriu o desfile das escolas participantes com o rufo de seus tambores, zabumbas e caixas, acompanhado de cornetas e trompetes. As ginastas do CID de ginástica rítmica, sob a direção da profa. Adriana, fizeram uma coreografia embalada no ritmo de uma divertida versão forró do hino nacional brasileiro. Depois elas mantiveram estendidas as bandeiras do Brasil, do Distrito Federal e dos JESAM, enquanto o hino nacional foi executado por um trompete solo, agora na versão oficial.

Ginastas do CID de ginástica rítmica.
Por terem conquistado o primeiro lugar nos Jogos Escolares do DF em 2010, os atletas do CID de handebol (CEF 519) foram convidados a sentar na tribuna de honra. Graças a esse título, eles puderam representar o DF nas Olimpíadas Escolares (JEBs) em Fortaleza - CE, em setembro de 2010 (cf. postagem abaixo). Por tudo isso eles foram homenageados na abertura dos JESAM 2011, recebendo um diploma conferido pelo Ministério do Esporte e pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB), que oficializa a participação deles nas Olimpíadas Escolares. Parabéns aos nossos jovens atletas!

No palco, compuseram a mesa: profa. Angela, representante da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEDF), profa. Terezinha Barbosa da Diretoria Regional de Ensino de Samambaia (DRESAM), profa. Ricarda da Vila Olímpica Rei Pelé, prof. José Ribamar, diretor da Diretoria de Desporto Escolar (DIDESC), prof. Rogério Guerreiro, diretor do Centro Interescolar de Educação Física (CIEF), major Gomes, do Corpo de Bombeiros Militar (12ª GBM), e Rodrigo Ribeiro, delegado da 32ª Delegacia de Polícia.

Profa. Terezinha durante seu pronunciamento.
Em seu pronunciamento, a diretora da DRESAM, em particular, profa. Terezinha Barbosa, parabenizou todos os professores de educação física que estão participando dos JESAM; em especial, ela congratulou o prof. Francisco Jesumar e o prof. Cláudio Henrique, que, nos últimos meses, trouxeram para Samambaia conquistas importantes em torneios de voleibol e de handebol, respectivamente (cf. postagens abaixo). Ela ressaltou a importância da prática de esportes para o processo educativo, pois neles são cultivados valores como honestidade, solidariedade e espírito de equipe. Por fim, a profa. Terezinha enfatizou que a DRESAM não poupará esforços para promover o esporte em Samambaia.

Como já tinha acontecido no Festsam em novembro de 2010 (cf. postagem abaixo), os estudantes do Centro de Ensino Especial 01 arrebataram aplausos, gritos e assobios do público presente. Eles coreografaram, sob a direção da profa. Sônia, uma das mais famosas músicas do compositor e dançarino estadunidense Michael Jackson, “Thriller”, que na década de 80 fez um enorme sucesso entre os jovens.

Depois da cerimônia de juramento, chega, enfim, o momento historicamente mais significativo do evento: o acendimento da pira olímpica. Mas de onde vem essa tradição que se repete na cultura ocidental a mais de dois mil e quinhentos anos? Para saber a origem desse costume, precisamos voltar à Grécia antiga, em particular, ao mito envolvendo Prometeu, filho de Zeus, que era o rei de todos os deuses gregos.

Segundo Hesíodo, poeta grego autor de Os trabalhos e os dias, Prometeu e seu irmão, Epitemeu, teriam sido incumbidos de criar todos os animais e os seres humanos. Enquanto seu irmão se encarregou de executar a tarefa, coube a Prometeu a responsabilidade de supervisioná-la. Assim, Epitemeu deu a cada animal certos membros que poderiam distingui-lo dos outros animais. Por exemplo, uns receberam asas, enquanto outros, garras, e outros, carapaça etc. Ele deu ainda a cada animal uma habilidade, como força, coragem, sagacidade e assim por diante.

Quando chegou aos seres humanos, Epitemeu os modelou com barro, mas já havia usado todos os recursos disponíveis nos outros animais. Então, pediu ajuda a Prometeu, que roubou dos deuses um dom que lhes era exclusivo: o fogo – que, segundo o mito, seria aquilo que daria a quem o possuísse o dom do conhecimento. Então, foi o dom proporcionado pelo fogo que distinguiria os seres humanos dos animais.

prometeo_rubens.jpg
"Prometeu" (1612), do pintor barroco alemão
Peter Paul Rubens.
Enfurecido com a atitude de seu filho, que roubou um dom até então exclusivo dos deuses, Zeus ordenou Hefesto, deus dos ferreiros, que fabricasse uma corrente e prendesse Prometeu no cume do monte Cáucaso. Lá haveria uma águia que, durante 30.000 anos, dilaceraria todos dos dias o fígado de Prometeu. Como ele era imortal, todavia, seu fígado se regeneraria à noite para ser novamente devorado pela ave no dia seguinte, até que o castigo fosse totalmente cumprido. Depois, Hércules, outro deus grego, célebre pela sua força, libertaria Prometeu desse martírio.

Esse mito mostra a importância do fogo para a cultura grega. Mas por que há essa conhecida relação com os jogos olímpicos? Segundo os estudiosos no assunto, ela tem origem nas cerimônias gregas onde eram feitos sacrifícios a Zeus. Eram promovidas corridas até o templo onde se encontravam os sacerdotes que realizariam a cerimônia. No templo, era acesa uma tocha, que seria entregue ao vencedor da corrida. Como prêmio, ele teria o privilégio de acender a pira no altar preparado para o sacrifício. Por isso, os gregos antigos acabaram cultivando o costume de manter a chama acesa durante a realização dos jogos olímpicos, como forma de homenagear Zeus.

Estudante Paulo Matheus
acendendo a pira olímpica.
Enfim, depois de séculos e mais séculos de história, repetimos esse mesmo costume aqui, em Samambaia. O privilégio ancestral de acender a pira olímpica foi conferido a Paulo Matheus, estudante do CEF 519. Primeiro, ele correu em redor da quadra, exibindo para todos a tocha, para então acender a pira situada no palco. Vejam quanta história há por trás do nosso evento! Curioso, não?

Finalmente, a abertura dos JESAM termina com um jogo de handebol entre o CID de Samambaia e o CID do Setor P Sul.

Agradecemos ao Shopping Risk e ao Home Center Castelo Forte, que patrocinaram parte da compra das medalhas, a Fox Som, que nos prestou esse serviço técnico graças ao apoio do chefe de gabinete da Administração Regional de Samambaia, Juscelino França, aos professores coordenadores de cada modalidade, à profa. Ricarda, que pôs à nossa disposição a Vila Olímpica Rei Pelé, à profa. Márcia, diretora da EAPE, à profa. Antônia, chefe do NDEIC de Taguatinga, ao major Gomes (CBM) e ao delegado Rodrigo Ribeiro (Polícia Civil), que estão trabalhando para garantir segurança aos JESAM. Agradecemos também a todos que, por motivos completamente contingentes, não foram citados aqui e que, todavia, também nos deram apoio.

Para ver as demais fotos do evento, todas de autoria do fotógrafo Daniel Fama (NMP/DRESAM), basta clicar no link ao lado: https://picasaweb.google.com/lh/sredir?uname=deicdesamambaia&target=ALBUM&id=5608036296444307985&authkey=Gv1sRgCLv6-pjYpe7PzgE&invite=CL6ekqMD&feat=email

Veja ainda outras fotos no link ao lado: https://picasaweb.google.com/lh/sredir?uname=deicdesamambaia&target=ALBUM&id=5608037424101902321&authkey=Gv1sRgCPnavaDSt4bqowE&invite=CJ-G57YN&feat=email

Fonte consultada:

Nenhum comentário: