17.8.11

Invencibilidade e superação no esporte

Prof. Cláudio Henrique (no alto à esquerda) junto com
os garotos do CID de handebol.

Até 2009, Samambaia não tinha conquistado uma vaga para representar o Distrito Federal nas Olimpíadas Escolares Brasileiras, realizadas todos os anos pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB), com apoio do Ministério da Educação e Cultura (MEC). Felizmente, essa tradição foi rompida. Em 2010, os atletas da categoria infantil do Centro de Iniciação Desportiva (CID) de handebol, sob o comando técnico do prof. Cláudio Henrique, conquistaram pela primeira vez os Jogos Escolares do Distrito Federal (JEDF), satisfazendo o prerrequisito para participar das olimpíadas (cf. postagem dia 18.10.10).

Melhor do que uma grande conquista só mesmo duas. Pois os garotos do handebol repetiram o feito em 2011! Eles conseguiram o bicampeonato nos JEDF ao vencer o time do Colégio Santo Antônio de Brasília por 20 a 18. Mais uma vez, portanto, eles vão representar o Distrito Federal nas Olimpíadas Escolares, que serão realizadas em setembro de 2011 na cidade de João Pessoa, capital da Paraíba.

Atleta do CID de handebol exibindo taça de campeão
dos 51º JEDF.

Além disso, os jovens atletas de Samambaia também foram campeões da Copa Anápolis de Handebol 2011, principal competição da modalidade no centro-oeste. Neste ano, eles ainda conquistaram os Jogos de Integração Crianças e Adolescentes do SESC (JISESC). E mais: venceram sem perder sequer um jogo nas duas competições! É isso mesmo: campeões invictos! Aliás, em 2011 eles ainda não perderam nenhum jogo oficial da categoria.

Mas esse curso vitorioso do CID de handebol de Samambaia se estende também para outras categorias – e promete ainda continuar assim. Pois a equipe mirim também foi campeã – invicta! – dos JEDF 2011, demonstrando que o esporte vem adquirindo solidez, inclusive, nas categorias mais básicas. Já o time juvenil obteve o vice-campeonato também nos JEDF, além de ter ficado em quarto lugar na Copa Anápolis de Handebol e nos Jogos da Federação de Desporto Escolar do Distrito Federal. Ademais, em âmbito nacional, oitenta por cento da equipe que ficou em quarto lugar no Campeonato Brasileiro de Clubes era de atletas formados no CID de handebol de Samambaia.

É preciso lembrar, por fim, que os garotos do CID de handebol são todos de famílias humildes. Assim como acontece no futebol brasileiro, podemos ver também no handebol aquele mesmo fenômeno de superação que talvez seja típico do esporte em geral. São jovens que, por meio de uma atividade desportiva, conseguem romper barreiras de ordem econômica, tão determinante hoje em dia, e conquistar um espaço de destaque social. Tais exemplos nos dão esperança, e por isso a Diretoria Regional de Ensino de Samambaia não só parabeniza como também se põe à disposição do prof. Cláudio Henrique e de todos os jovens atletas do CID de handebol.

Veja aqui algumas fotos do time:
https://picasaweb.google.com/108506901768947982926/CIDDeHandebol?authkey=Gv1sRgCIaT7Mj_k56uqQE

Fonte consultada:
http://globoesporte.globo.com

Nenhum comentário: