Integrantes da Rede Social. |
A partir de 2011, um grupo de pessoas resolveu se juntar para discutir e propor soluções para diversos problemas sociais da cidade. Ele se chama “Rede Social de Samambaia” e se reúne sempre na primeira quinta-feira de cada mês.
Na reunião de 01 de dezembro, realizada no quartel do 13º Batalhão da Polícia Militar/DF, foram denunciados casos de uso e tráfico de drogas, exploração sexual, promiscuidade, exploração de trabalho infantil, dentre outros. Além do comandante do 13º BPM, Tenente Coronel Lima Filho, participaram da reunião representantes de diversas instituições: Diretoria Regional de Ensino de Samambaia, Regional de Saúde, Corpo de Bombeiros, Conselhos Tutelares, Justiça Comunitária, CRAS, CAPS, Fórum, Liberdade Assistida, Grupo de Combate à Dengue, Associações Comunitárias e Administração Regional.
Terezinha Barbosa, diretora da DRESAM. |
“Podemos incluir nos conteúdos escolares a leitura e análise de cartilhas e manuais de prevenção às doenças transmissíveis, medidas de segurança, como evitar a dependência química, etc.”, propôs a diretora de ensino Teresinha Barbosa. “Precisamos de mais estrutura para proteger adolescentes em situação de risco e outros em liberdade assistida”, declara a conselheira tutelar Maria Aparecida. “É muito mais fácil administrar essa cidade tão grande e com tantos problemas, quando os diversos entes e agentes sociais estão mobilizados e participam ativamente”, declara Risomar Carvalho, administrador de Samambaia.
Embora seja uma cidade ainda bastante jovem, por meio dessa iniciativa, Samambaia demonstra que possui consciência cidadã, pois sabe que problemas sociais, justamente por serem sociais, são problemas de todos. Contamos também com a sua adesão a essa rede.
Para ver outras fotos da reunião, clique em:
Texto adaptado da reportagem de Élton Skartazini
Fonte consultada:
http://portalsamambaia.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário