Terezinha Barbosa (E), Thauany (C) e Beatriz Goulart (D). |
Haja vista as últimas notícias sobre casos de bullying e violência em escolas não só brasileiras como também de outros países do mundo, o Sindicato dos Professores do Distrito Federal (SINPRO-DF) resolveu criar uma oportunidade para a comunidade escolar refletir a respeito. O tema do II Concurso de Redação do SINPRO foi “Bullying: Essa brincadeira não tem graça”. E dois estudantes de Samambaia conquistaram o primeiro e o terceiro lugares: respectivamente, Thauany Pires dos Santos, 3º ano do Centro de Ensino Fundamental Myriam Ervilha, e Maike Vinicius da Costa Silva, 1º ano do Centro de Ensino Médio 304. “Estou muito feliz e quero dizer que o ambiente escolar pode ser de paz e não de violência e intolerância”, disse Thauany.
Essa declaração de Thauany resume bem o espírito de todos na cerimônia de premiação realizada no dia 29 de novembro, da qual participaram os diretores do sindicato, professores, estudantes e, claro, a diretora e a assistente pedagógica da Diretoria Regional de Ensino de Samambaia (DRESAM), Terezinha Barbosa e Beatriz Goulart. Segundo Jorge Guerra, coordenador-geral de publicação e divulgação da Imprensa Nacional, “a iniciativa do SINPRO é de grande importância para a sociedade, já que o tema traz à tona um sério problema vivido atualmente. Com isto oferece mecanismos para uma sociedade cada vez mais pacífica e um ambiente escolar saudável”. Já Fernando Ferreira, diretor do SINPRO, complementa: “A sociedade em que a escola está inserida é que faz com que o ambiente escolar se torne violento. Compreendemos que todos precisam propor medidas e mecanismos de pensar em alternativas para mudar esta realidade”.
Em 2011, mais de 1.100 alunos do ensino médio da rede pública participaram do concurso. Além dos três primeiros colocados, um quarto estudante foi sorteado e cada um recebeu um notebook. Três professores(as) indicados(as) pelos alunos(as) vencedores(as) também ganharam um iPad. A DRESAM parabeniza imensamente Thauany e Maike – que representaram todos os outros jovens da nossa cidade que, certamente, também estão juntos na luta contra a prática de bullying nas escolas.
Vencedores:
1º – Thauany Pires dos Santos – 3º A (CEF Myriam Ervilha – Samambaia)
2º – Agda Exztrana da Silva – 2º F (CEM Paulo Freire – Plano Piloto)
3º – Maike Vinicius da Costa Silva – 1º (CEM 304 de Samambaia)
Aluno sorteado:
Alex do Carmo Silva – FUNAP
Professores indicados:
Giselly Lins (CEF Myriam Ervilha – Samambaia)
Valdirene Souza Brito (CEM Paulo Freire – Cruzeiro)
Valdinéia Gonçalves de Oliveira (CEM 304 de Samambaia)
Para ver as fotos da cerimônia, clique em:
https://picasaweb.google.com/108506901768947982926/ConcursoDeRedacaoDoSINPRO?authkey=Gv1sRgCNqtnbaQgd7zlgE
Fonte consultada:
http://www.sinprodf.org.br/sinpro-premia-vencedores-do-ii-concurso-de-redacao/
Nenhum comentário:
Postar um comentário