8.9.11

“Periférico 304” no Festival de Cinema de Brasília

O filme “Periférico 304”, totalmente produzido em Samambaia (cf. postagem do dia 02.05.11), participará de um dos mais importantes festivais de cinema do país. Ele será exibido no 44º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, dia 30 de setembro, às 15h, no Cine Brasília (EQS 106/107, Asa Sul, acesso pelo Eixo W). A entrada será gratuita.

A criação do festival se deve, em grande parte, às iniciativas do crítico de cinema e um dos criadores do primeiro curso superior de cinema da UnB, prof. Paulo Emílio Salles Gomes. Desde 1960, ele já vinha organizando mostras de filmes em Brasília. Em 1965, enfim, Cleantho Rodrigues Siqueira, então presidente da Fundação Cultural do Distrito Federal, organiza uma comissão, sob a direção de Paulo Emílio, para instituir oficialmente um festival que promovesse o cinema feito no Brasil.

Na primeira edição, ele foi batizado como “Semana do Cinema Brasileiro”. Só dois anos depois passou a se chamar oficialmente “Festival de Brasília do Cinema Brasileiro”. De 72 a 74, o regime ditatorial, em vigor naqueles tempos sombrios, proíbe a realização do festival, que, desde a origem, sempre esteve na mira da censura.
 
Quanto à estrutura geral do evento, os filmes inscritos são classificados em diversas categorias, que se distinguem umas das outras por gêneros específicos. Por exemplo, alguns filmes são exibidos na “Mostra Competitiva”, os quais, como o próprio nome já diz, competirão entre si pelos prêmios do festival; outros serão exibidos na “Mostra Primeiros Filmes”, da qual faz parte, aliás, o filme “Periférico 304”; e outros ainda na “Mostra Brasília” e assim por diante. Em 2011, o festival reunirá seis mostras, com destaque para a criação do “Festivalzinho animado”, dedicado apenas a desenhos animados feitos especialmente para o público infanto-juvenil.

Na noite do último dia do festival acontece a cerimônia de premiação, quando o júri finalmente revela quais foram os vencedores da “Mostra competitiva” nas seguintes categorias: Prêmio longa metragem, Prêmio curta metragem, Prêmio de curta metragem de animação, Prêmio do júri popular, dentre outros. Já que o cinema é uma arte coletiva, diferentemente da pintura e da escultura, cada um desses prêmios são ainda subdivididos em vários outros, de acordo com a função que cada vencedor desempenhou na produção do filme. Por exemplo, o “Prêmio longa metragem” é subdivido em “Melhor direção”, “Melhor ator”, “Melhor atriz”, “Melhor roteiro”, “Melhor fotografia” etc. Além de dinheiro, os vencedores recebem o famoso Troféu Candango.
 
A 44º edição do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro acontecerá de 26 de setembro a 03 de outubro. Os filmes serão exibidos em outros pontos, além do tradicional Cine Brasília: no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) e no auditório do Museu Nacional do Conjunto Cultural da República. Além da exibição de filmes, o festival também promoverá várias oficinas e seminários. Para mais informações, consulte o portal do evento na internet: http://www.festbrasilia.com.br.
 
A Diretoria Regional de Ensino de Samambaia parabeniza mais uma vez os produtores e todo o elenco do filme “Periférico 304”. Esperamos toda a comunidade de Samambaia dia 30 de setembro, lá no Cine Brasília!
 
Fontes consultadas:
http://pt.wikipedia.org
http://www.festbrasilia.com.br

Nenhum comentário: