Você sabia que Samambaia tem uma biblioteca pública? É isso mesmo, agora você tem um lugar apropriado para fazer pesquisas, estudar ou mesmo ler um bom livro. Inclusive, se você for pai, pode levar os seus filhos para, já desde cedo, acostumá-los a essa atividade tão importante. Ela foi inaugurada recentemente, dia 12 de julho, e está localizada na quadra QN 407, próximo ao Parque Três Meninas e ao lado do pólo DF Digital em Samambaia. A diretora da biblioteca se chama Rosilene França.
Embora jovem, a biblioteca já está muito bem estruturada. Há uma sala de informática climatizada por meio de ar-condicionado e equipada com 11 computadores novinhos, todos com acesso à internet. Ademais, os usuários ainda podem contar com o auxílio de um monitor em caso de eventuais dificuldades com a pesquisa ou com a operação do equipamento. Para utilizar a sala de informática, só é necessário se cadastrar antes e adquirir uma carteirinha da biblioteca.
Há ainda uma sala de leitura destinada ao público infantil. O ambiente põe à disposição da criançada uma coleção de gibis com cerca de 300 exemplares, além de mais ou menos 200 livros de contos infantis. “A intenção é transformar a sala em uma pequena brinquedoteca”, conta a diretora Rosilene França.
Quanto ao acervo, há livros de todas as áreas do conhecimento humano: ciências naturais (química, física e biologia), ciências humanas (antropologia, sociologia, filosofia, geografia, história, direito), matemática, português e artes. Quem apenas passa os olhos sobre a estante pode ver aqui e ali fontes importantes para qualquer um que se preocupa em ser uma pessoa bem formada culturalmente. Por exemplo, a famosa coleção Os Pensadores, onde foram publicados vários clássicos da filosofia ocidental; as duas mais importantes enciclopédias já publicadas, a Britânica e a Barsa; diversos clássicos da literatura tanto nacional quanto estrangeira; além do dicionário Aurélio. “O objetivo da biblioteca é atender a todas as classes de leitores, desde estudantes até quem pretende prestar concursos públicos”, diz Rosilene França.
Mais particularmente, vale mencionar que nas estantes da biblioteca estão à disposição obras tais como “Casa grande & senzala” e “Sobrados e mocambos”, ambos clássicos de Gilberto Freyre, grande antropólogo brasileiro. Quanto à literatura nacional, há livros de Érico Veríssimo, Graciliano Ramos, Jorge Amado, João Cabral de Melo Neto, Cecília Meireles, Oswald de Andrade, dentre muitos outros. No que tange à literatura estrangeira, há títulos de Milan Kundera, Gustave Flaubert, Albert Camus, Louis Stevenson, Mark Twain, Aldous Huxley, Julio Verne, e muito mais.
Você já conhece os escritores e os livros citados? Se não, talvez esteja na hora de visitar a biblioteca, não é? Ela funciona das 08h às 19h, de segunda a sexta-feira. Caso as escolas queiram agendar uma visita ou obter mais informações, basta ligar para 3459 4983. A biblioteca está de portas abertas para a comunidade. Boa leitura!
Para ver as fotos da inauguração da biblioteca Inezil Penna Marinho, clique no link:
https://picasaweb.google.com/108506901768947982926/InauguracaoDaBibliotecaPublicaDeSamambaia?authkey=Gv1sRgCIazs8q4mteEMQ
Um comentário:
Olá. Bela iniciativa a biblioteca pública num local tão carente quanto nossa região administrativa. Ela poderia ser mais no centro da cidade e talvez falte um pouco de divulgação...
Abraços e parabéns aos idealizadores e gestores do projeto.
Postar um comentário