Entre os meses de outubro e novembro de 2011, o grupo de teatro Idiossincrasia estará apresentando a palestra Arte-educação nos centros de ensino médio de Samambaia. Com o patrocínio do Fundo de Apoio à Cultura (FAC-DF), há seis meses o grupo realiza pesquisas nas escolas para verificar a situação do ensino das artes e estimular a discussão sobre o significado da arte na sociedade e no currículo escolar.
O grupo fará uma experiência bem curiosa. Os estudantes terão os olhos vendados e serão incitados com aromas, sons alternativos, terra, água, café, limão, folhas secas, gotas de água. O intuito é fazê-los notar a importância que a sensibilidade tem na construção do conhecimento.
Essa experiência foi inspirada nos escritos do educador João Francisco Duarte Junior em O sentido dos sentidos (2001). Aí João propõe a educação da sensibilidade, tão restrita no mundo capitalista, que restringe a produção de conhecimento apenas à razão. Essa tese de Duarte Júnior interessa o grupo Idiossincrasia, desde que, ao ressaltar a importância da sensibilidade, ela acaba ressaltando também a importância da arte:
[...] a arte pode consistir num precioso instrumento para a educação do sensível, levando-nos não apenas a descobrir formas até então inusitadas de sentir e perceber o mundo, como também desenvolvendo e acurando os nossos sentimentos e percepções acerca da realidade vivida. (DUARTE JR, 2001, p. 23).
Por fim, será exibido um vídeo do trabalho de observação do pesquisador e integrante do grupo Idiossincrasia, Elison Oliveira, a fim de demonstrar a relevância da pesquisa nos estabelecimentos de ensino.
Para ver as fotos de uma experiência realizada no CE 414, clique em:
https://picasaweb.google.com/108506901768947982926/ArteEEducacao?authkey=Gv1sRgCKuh9dOp2P_angE
Dias e locais:
27/10/2011 – Centro de Ensino Médio 414 de Samambaia Norte;
01/11/2011 – Centro de Ensino Médio 304 de Samambaia Sul;
03/11/2011 – Centro Educacional 123 de Samambaia Norte;
08/11/2011 – Centro de Ensino Fundamental Myriam Ervilha de Samambaia;
10/11/2011 – Centro de Ensino Fundamental 619 de Samambaia Norte;
22/11/2011 – Centro de Ensino Fundamental 427 de Samambaia Norte;
Ob.: todos no período da manhã.
Coordenação, pesquisa e produção geral: Elison Oliveira
Produção: Paulo Gomes
Facilitadores: Chico Nunes, Flávia Louredo e Clícia Lorrani
Fotos: Ronald Marques
O Grupo
O grupo de teatro Idiossincrasia, formado pelos artistas Elison Oliveira e Paulo Gomes, foi criado com o objetivo de fomentar a produção teatral na cidade de Samambaia por meio de pesquisas com foco em metodologias relacionadas à pedagogia teatral. Atualmente, o grupo se dedica a pesquisas sobre comicidade e teatro infantil, oferece oficinas de preparação de ator e palhaço e exerce pesquisa sobre como se encontra o ensino das Artes nos Centros de Ensino Médio da cidade de Samambaia.
Elison Oliveira Franco
Grupo de teatro Idiossincrasia
elisonarte@hotmail.com
elisonarte@yahoo.com.br
grupoidiossincrasia@hotmail.com
http://grupodeteatroidiossincrasia2.blogspot.com/2010/05/espetaculo.html
Referência:
DUARTE JÚNIOR, João Francisco. O sentido dos sentidos: a educação do sensível. Curitiba, PR: Criar, 2001.
Nenhum comentário:
Postar um comentário