Ramon Pereira de Oliveira (foto). Esse é o nome de um jovem ex-jogador de handebol do Centro de Iniciação Desportiva (CID) de Samambaia. Ele foi convocado para integrar a seleção brasileira de handebol juvenil. Tratou-se de uma pré-seleção dos melhores atletas da categoria. Eles participaram da primeira fase de treinamentos que ocorreram de 14 a 24 de janeiro no Esporte Clube Pinheiros, em São Paulo.
O técnico da seleção, Ivan Maziero, também conhecido como Macarrão, pretende formar um time definitivo que disputará o mundial em Buenos Aires, Argentina, entre julho e agosto de 2011. “Essa preparação visa não somente a disputa do Mundial Juvenil mas também prepará-los desde já para as Olimpíadas de 2016, no Rio de Janeiro”, prevê Macarrão.
O técnico pretende não só trabalhar os aspectos tático e físico dos jovens atletas mas também amadurecê-los psicologicamente. “Ainda é cedo para afirmar que o grupo está fechado. Ao longo desse período de treinos vários testes e mudanças podem ser feitas, e ainda faltam seis meses para a competição. Tudo dependerá da dedicação e condição dos atletas nos treinamentos”, conclui o treinador.
Ramon Pereira se formou nas quadras esportivas de Samambaia. Mas, ao demonstrar seu talento no handebol, logo recebeu propostas para jogar em associações desportivas de outros estados brasileiros, com a perspectiva de receber até salário. Além disso, as propostas lhe dariam a oportunidade de participar em competições nacionais, o que não ocorreria, infelizmente, enquanto estivesse em Samambaia.
Primeiro, recebeu um convite para jogar em Araraquara, São Paulo. Em 2010, defendeu o Colégio Nacional de Uberlândia, em Minas Gerais. Nos Jogos Escolares Brasileiros (JEB), em Goiânia, Goiás, ajudou esse time a conquistar o vice-campeonato, sendo um dos destaques da competição.
Quem nos contou essa história foi Cláudio Henrique, ex-treinador de Ramon e professor de handebol do CID de Samambaia. Apesar de orgulhoso, ele desabafa: “Os CIDs podem formar atletas de alto nível, apesar de toda a dificuldade que nós, professores, enfrentamos dia-a-dia nos pólos de treinamentos”. Na torcida, ele complementa: “Ramon é um atleta muito qualificado e competente. Com certeza vai brigar para disputar o Mundial Juvenil e defender a seleção de seu país”.
Ramon, não só o prof. Cláudio Henrique como também todos nós, da Diretoria Regional de Ensino de Samambaia, torcemos muito por seu sucesso.
Fonte consultada:
Um comentário:
É muito bom fazer parte dessa história!!!! É mais uma prova da diferença que o esporte faz na vida dos nossos jovens. Parabéns Ramon, você merece!!!
Prof. Astrid
Postar um comentário