O programa Escola Aberta foi criado por meio de um acordo entre o Ministério da Educação e a UNESCO. O programa busca oferecer às escolas públicas o apoio técnico necessário para que elas possam abrir as suas portas nos fins de semana aos estudantes e à comunidade em geral, a fim de proporcionar um espaço onde são realizadas oficinas para as mais diversas atividades. Informática, pintura em tecido, tricô, corte e costura, crochê, tapeçaria, recreação e muitas outras.
O programa Escola Aberta vem sendo realizado em todo o Brasil por meio de uma parceira com 82 secretarias municipais, 06 estaduais, além da secretaria distrital. Em geral, o objetivo é melhorar a qualidade de vida de populações socialmente carentes, estreitando os seus laços com a escola. Assim, é possível reduzir as possibilidades de os jovens se envolverem com violência e, com isso, formar verdadeiros cidadãos.
Em Samambaia, essa experiência tem sido feita na Escola Classe (EC) 510. Os trabalhos realizados nas oficinas dessa escola têm sido expostos entre os dias 12 e 15 de abril, de manhã e de tarde, no corredor de entrada da Diretoria Regional de Ensino de Samambaia (DRESAM). É bom observar que todas as oficinas da EC 510 são gratuitas e promovidas nos sábados, de manhã e à tarde.
Convide seus amigos e parentes. Seja bem-vindo à EC 510. Ela está de portas abertas para você!